Desde sempre, o Design tem sido um catalisador da inovação.
Recentemente, libertou-se da sua mera função de criação de produtos para alargar a sua área de atividade para o processo de inovação. É assumido que qualquer tipo de negócio ou empresa pode beneficiar dos métodos dos designers. O Design Thinking é entendido hoje como uma forma de pensar que conduz à transformação e soluções inovadoras, num trabalho interdisciplinar para a criação de valor.
Os princípios do Design Thinking são:
ABORDAGEM CENTRADA NO HUMANO
Produtos e serviços devem ser experimentados na perspectiva do utilizador. As necessidades e desejos das pessoas “reais” estão no centro de todo o processo do Design Thinking.
COLABORAÇÃO
O Design Thinking é um processo coletivo e participativo, assim o maior número possível de partes interessadas (stakeholders) no projeto deve ser incluído ao longo das várias fases do processo.
EXPERIMENTAÇÃO
O Design Thinking dá espaço para pensar em variedade e em muitas possibilidades. Algumas ideias/soluções podem não ser bem sucedidas, contudo, o pensamento lúdico e cometer erros são uma parte importante de todo processo criativo. Sem errar, nada realmente novo surgirá.
VISUALIZAÇÃO
As imagens têm o poder de sintetizar e esclarecer ideias, assim como a prototipagem rápida que apoia no processo de aprendizagem e no melhoramento das ideias iniciais.
A visualização de conceitos reduz a complexidade e promove a associação entre ideias.
PERSPECTIVA HOLÍSTICA
Todo o produto e serviço pertence a um sistema de interações e entidades interdependentes. O contexto e o ambiente mais amplos de um artefato, serviço ou modelo de negócios devem ser considerado em todo processo de inovação.
O Modelo Evolution 6² de Design Thinking foi desenvolvido por Katja Tschimmel entre 2012 e 2015, ano em que a última versão foi registada no Creative Commons sa-by. O modelo é utilizado no desenvolvimento de projetos, workshops, sessões de coaching, projetos de investigação, aulas de metodologia, entre outros.
EMERGENCE
identification of an opportunity
EMPATHY
knowing better the context
EXPERIMENTATION
generating ideas, developing concepts
ELABORATION
working on material and semantic solution
EXPOSITION
communicating the new concept and solutions
EXTENSION
implementing, observing, improving, growing
O Mindshake Design Thinking Cards têm o perfil de um jogo, composto por 78 cartas que formam um toolkit que guia um processo criativo baseado no modelo Evolution 6².
As cartas podem ser usadas de várias formas:
Cuidadosamente ordenadas ou utilizadas aleatoriamente como fonte de informação e método de aprendizagem das técnicas do DT;
Fixas na parede para apoiar todo o processo criativo e a execução das tarefa de inovação, guiadas pelas 6 E-fases;
O Social Evolution 6 é um um novo modelo exclusivo para a transformação social nas organizações, desenvolvido pela equipa Mindshake, é uma fusão conceptual entre o modelo Evolution 6 e a Espiral da Inovação Social da Nesta.