PT
DESIGN THINKING
IS A MINDSET.

It stimulates fluidity, flexibility
and empathy of thought.

Desde sempre, o Design tem sido um catalisador da inovação.

Recentemente, libertou-se da sua mera função de criação de produtos para alargar a sua área de atividade para o processo de inovação. É assumido que qualquer tipo de negócio ou empresa pode beneficiar dos métodos dos designers. O Design Thinking é entendido hoje como uma forma de pensar que conduz à transformação e soluções inovadoras, num trabalho interdisciplinar para a criação de valor.

Os princípios do Design Thinking são:

ABORDAGEM CENTRADA NO HUMANO
Produtos e serviços devem ser experimentados na perspectiva do utilizador. As necessidades e desejos das pessoas "reais" estão no centro de todo o processo do Design Thinking.

COLABORAÇÃO
O Design Thinking é um processo coletivo e participativo, assim o maior número possível de partes interessadas (stakeholders) no projeto deve ser incluído ao longo das várias fases do processo.

EXPERIMENTAÇÃO
O Design Thinking dá espaço para pensar em variedade e em muitas possibilidades. Algumas ideias/soluções podem não ser bem sucedidas, contudo, o pensamento lúdico e cometer erros são uma parte importante de todo processo criativo. Sem errar, nada realmente novo surgirá.

VISUALIZAÇÃO
As imagens têm o poder de sintetizar e esclarecer ideias, assim como a prototipagem rápida que apoia no processo de aprendizagem e no melhoramento das ideias iniciais. A visualização de conceitos reduz a complexidade e promove a associação entre ideias.

PERSPECTIVA HOLÍSTICA
Todo o produto e serviço pertence a um sistema de interações e entidades interdependentes. O contexto e o ambiente mais amplos de um artefato, serviço ou modelo de negócios devem ser considerado em todo processo de inovação.

O NOSSO MODELO

O Design Thinking Model Evolution 6² foi desenvolvido por Katja Tschimmel entre 2012 e 2015, ano em que a última versão foi registada no Creative Commons sa-by. O modelo é utilizado no desenvolvimento de projetos, workshops, sessões de coaching, projetos de investigação, aulas de metodologia, entre outros.

Evolution

EMERGENCE

identification of an opportunity

EMPATHY

knowing better the context

EXPERIMENTATION

generating ideas, developing concepts

ELABORATION

working on material and semantic solution

EXPOSITION

communicating the new concept and solutions

EXTENSION

implementing, observing, improving, growing

Download the Templates
JOGO DE CARTAS

O Mindshake Design Thinking Cards têm o perfil de um jogo, composto por 78 cartas que formam um toolkit que guia um processo criativo baseado no modelo Evolution 6². 36 cartas representam as 36 técnicas que compõem o modelo E6², 36 cartas são fotografias que exemplificam cada uma das técnicas aplicadas, e as restantes cartas são explicações sobre o uso do card set.

Image
As cartas podem ser usadas de várias formas:

Cuidadosamente ordenadas ou utilizadas aleatoriamente como fonte de informação e método de aprendizagem das técnicas do DT;

Get the game

Espalhadas como inspiração para a equipa para compor seu próprio processo criativo;

Get the game

Fixas na parede para apoiar todo o processo criativo e a execução das tarefa de inovação, guiadas pelas 6 E-fases;

Get the game

Também se pode procurar os pares, compostos por uma técnica e a fotografia que representa a técnica em ação;

Get the game

Em equipa na procura dos pares adequados para cada E-fase do modelo.

Get the game

Com métodos fundamentados em investigação científica criamos propostas de desenvolvimento do pensamento criativo para grupos de trabalho.

Explore our Services
Image
Explore our Services
Imageneered by Surreal